Media

Congresso da APDIR abre com intervenção de Paulo Valério

Em destaque estiveram a Insolvência e Recuperação em Angola e no Brasil, a Diretiva da Reestruturação Preventiva e a Proposta de Diretiva da UE para o Direito da Insolvência

10 de Outubro de 2024

O Congresso de Insolvência e Recuperação, organizado pela Associação Portuguesa de Direito da Insolvência e Recuperação (APDIR), realizou-se esta sexta-feira, dia 11 de novembro, em Lisboa, sob o tema “Insolvência sem Fronteiras”.

«Num mundo com fronteiras cada vez mais fluidas, onde empresários, sociedades comerciais, ativos e fluxos financeiros circulam por diversas jurisdições, o desafio torna-se cada vez mais complexo para os profissionais da área da insolvência», referiu a APDIR no lançamento do evento. «Portugal está duplamente envolvido nestas dinâmicas, como Estado-Membro de uma União Europeia que ainda não assimilou a última Diretiva e já se prepara para a próxima; mas também como país charneira no espaço da Lusofonia, mantendo relações comerciais privilegiadas com uma comunidade de mais de 260 milhões de pessoas.»

Os trabalhos iniciaram com a intervenção de Paulo Valério, advogado da VFA, diretor executivo da APDIR e coordenador científico do congresso.

Durante o congresso, o destaque foi para a Insolvência e Recuperação, tanto em Angola como no Brasil, bem como para a Diretiva da Reestruturação Preventiva e a Proposta de Diretiva da UE (que harmoniza alguns aspetos do Direito da Insolvência).

Paulo Valério moderou um dos painéis, dedicado à Insolvência e Recuperação no Brasil. Bruno Magalhães, também advogado da VFA, fez o comentário ao painel sobre a Insolvência e Recuperação em Angola.

Saiba mais sobre este congresso da APDIR em https://apdir-assoc.pt/

O Diabo está nos detalhes.